Coronavírus

   

O Teste Molecular (RT-PCR) para COVID-19 é indicado para:

- Indivíduos com febre e/ou sintomas respiratórios (tosse e dificuldade para respirar);

- Pessoas com histórico de viagem para áreas com transmissão local, ou contato próximo com caso suspeito ou confirmado. Como a carga viral costuma ser mais alta na primeira semana da doença, o exame de RT-PCR deve ser realizado o mais precocemente possível, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dia do início dos sintomas.

   

O Teste de rápido para COVID-19 Anticorpos anti-SARS-CoV-2 IgM e IgG é indicado para:

- Pacientes sintomáticos na fase tardia (mínimo 7 dias do início dos sintomas), com SARS-CoV-2 não detectado ou se RT-PCR indisponível.

- Avaliação tardia de soroconversão em pacientes com COVID-19 confirmada ou suspeita.

- Avaliação da resposta imune em indivíduos expostos ao SARS-CoV-2.Estudos epidemiológicos.

   

O Teste de Sorologia para COVID-19 Anticorpos anti-SARS-CoV-2 IgA e IgG é indicado para:

- Profissionais com suspeita de COVID-19 (a partir do 7º dia de sintomas), em avaliação para retorno às atividades. Neste caso, um resultado não-reagente não descarta a infecção, sendo necessário realizar o exame para COVID-19 por RT-PCR. 

- Pacientes com quadros respiratórios graves e suspeita de COVID-19, com sete ou mais dias de sintomas, quando o resultado do exame de RT-PCR ainda não está disponível. Neste caso, um resultado não-reagente não descarta a infecção. 

- Para fins de estudos epidemiológicos referentes ao percentual de pessoas expostas na população e que já desenvolveram anticorpos. 

   

O Teste Rápido COVID-19 Antígeno é indicado para:

- Pacientes com até 7 dias após o início dos sintomas, preferencialmente até o 5º dia.

- Esse teste pode ser utilizado para auxiliar no diagnóstico do COVID-19 em pacientes sintomáticos na fase aguda da doença.